sábado, 28 de setembro de 2013

Resenha: Hoje Eu Sou Alice. Nove personalidades, uma mente torturada - Alice Jamieson

O livro conta a história da própria Alice Jamieson, desde sua infância até a fase adulta. Mostra detalhadamente como é a vida de um esquizofrênico e como a sociedade o trata. Alice antes de ser diagnosticada com esquizofrenia não tinha muitos amigos, vivia com medo de tudo, e sempre tinha pesadelos, mas ao tomar conhecimento da doença começa a fazer sessões com a psicóloga que posteriormente se torna uma amiga.
Alice não teve a melhor infância do mundo, aos dois anos de idade o próprio pai a levava em um galpão onde crianças eram abusadas sexualmente, esse trauma lhe causou problemas psicológicos, porém por sofrer de transtorno de personalidades múltiplas Alice não consegue distinguir o que é sonho da realidade e esses problemas só pioram com o passar do tempo. Quando finalmente consegue fazer amigos suas crises de personalidades se agravam colocando em risco a vida dessas pessoas e a própria.
        Um trecho que gostei: “O passado ganha uma aparência melhor quando somos capazes de mentir para nós mesmos.”
Para quem gosta de livros com um arzinho de suspense misturado com drama e uma pitada de romance vai adorar ler Hoje Eu Sou Alice, confesso que em partes o livro é bem forte como por exemplo na infância, e eu mesma parei a leitura durante uns 2 dias porque olha...
Mas mesmo assim recomendo o livro pois tem um enredo incrível que deslancha a leitura, no primeiro dia que li parei na metade do livro por que estava tarde e eu tinha aula cedo no outro dia, se não...haha não parava, a história é viciante e você quer sempre saber o que vai acontecer mais adiante.

Páginas: 335. Editora: Larousse. Edição: 1

Só uma curiosidade, isso é o que uma pessoa com esquizofrênia ouve (as famosas "vozes")

O vídeo foi criado com base em entrevistas feitas com esquizofrênicos. Depois dos relatos deles sobre o que escutavam, dia após dia, o vídeo foi criado para que as pessoas pudessem ter uma melhor compreensão do que essa doença faz com o indivíduo.
Antes de clicar no play, leia abaixo a explicação sobre o que irá escutar:O esquizofrênico possui uma superatividade na área de compreensão da fala (chamada de área de Wernicke), no cérebro, o que cria alucinações sonoras, ou melhor, a ilusão de que pensamentos são vozes verdadeiras.
Assista o vídeo usando fones de ouvido.Não assista se você possui algum problema nervoso.Caso se sinta mal, feche o vídeo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário